A Comarca

Saúde amplia 4ª dose contra Covid-19 para pessoas acima de 50 anos

Pessoas a partir de 50 anos de idade e trabalhadores da saúde de todas as idades podem tomar a quarta dose (segunda dose de reforço) da vacina contra a Covid-19. O Ministério da Saúde publicou, ontem, 4, duas notas técnicas que ampliam a aplicação do imunizante.

Em nota, o Ministério da Saúde informou que as notas técnicas consideram a necessidade de reforçar a imunização nessa faixa etária e para os trabalhadores que estão na linha de frente dos serviços de saúde, com maior risco de contaminação. As vacinas da Pfizer, Janssen e AstraZeneca podem ser usadas, independentemente da dose aplicada anteriormente.

A pasta destacou que a combinação de vacinas diferentes para a dose de reforço tem se revelado eficiente em aumentar a imunização. “Uma pesquisa feita pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, encomendada pelo Ministério da Saúde, mostrou que a combinação heteróloga para a dose de reforço, ou seja, de vacinas diferentes, é mais eficaz”.

“Os resultados mostraram ainda que a dose de reforço pode aumentar em até 100 vezes a produção de anticorpos contra a Covid-19. Até agora, mais de 4,5 milhões de brasileiros tomaram a segunda dose de reforço”, ressaltou o comunicado.

O estado de São Paulo anunciou que começa na segunda-feira, dia 6, a aplicar a quarta dose da vacina de Covid-19 nas pessoas com mais de 50 anos de idade e em todos os profissionais da saúde, conforme diretriz do Ministério da Saúde.

A Secretaria de Estado da Saúde disponibilizará novos lotes de vacina no início da semana, conforme solicitação dos municípios e também de acordo com o envio de mais imunizantes por parte do Ministério da Saúde. A nova dose de reforço pode ser aplicada após 4 meses da terceira dose.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Veja mais
Confira mais notícias
Edições semanais
EDITORIAL
Capa Nelson Theodoro
Capa Pacóla
EDITORIAL

Siga a comarca nas redes sociais

site_mobile_menu

Siga A Comarca

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp