A Comarca

Carreta da Mamografia tem boa procura no 1º dia de atendimento

Muitas pacientes enfrentaram o frio da manhã desta terça- feira, dia 14, para realizar o exame de mamografia dentro da estrutura montada no Espaço Cidadão, com a Carreta da Mamografia, uma iniciativa da Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo que leva este tipo de atendimento de forma itinerante a diversos municípios.

Até o início da tarde, mais da metade das 50 senhas previstas para serem entregues diariamente haviam sido distribuídas. A coordenação dos trabalhos informou para A COMARCA que a movimentação estava dentro dos parâmetros normais, apesar do frio. No sábado, quando o atendimento é realizado das 8h ao meio-dia, a distribuição de senhas é menor, apenas 25.

A carreta permanecerá na cidade até o dia 25 deste mês. O atendimento é feito diariamente no local, das 8h às 16h30. Não haverá atendimento no feriado de Corpus Christi (dia 16) e nem no domingo, dia 19. Para serem atendidas, é necessário que as pacientes tenham idade entre 35 e 69 anos e levem o cartão do SUS, além de documento com foto. Aquelas com idade menor ou maior necessitam de encaminhamento médico da Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência.

A enfermeira Lilian Coradini, gerente de assistência, informou que encaminhamentos obtidos na rede particular também são aceitos. Ainda de acordo com o informado, as equipes ambulatoriais das diversas UBSs estão orientadas a dar atenção para a procura pelo exame, cujo pedido pode ser emitido pelo médico ginecologista ou pela própria enfermeira do turno.

O prefeito Paulo Silva (PDT) esteve na estrutura montada no Espaço Cidadão (Foto: Divulgação)

PANDEMIA
Lilian disse que o esforço realizado para colocar em dia esse tipo de exame chega em boa hora pelo fato de que, nos dois últimos anos, por causa da pandemia de Covid-19, a maioria das pacientes tiveram dificuldades para sua realização. “Por causa da pandemia, muitas delas, principalmente aquelas com idade a partir dos 50 anos, tinham receio de frequentar ambientes hospitalares”, colocou.

Ainda conforme esclareceu, depois de realizado o exame, as pacientes saem do local com um exame de imagem em mãos e recebem orientação e uma senha para acessar na internet, 48 horas depois, o laudo médico indicando detalhes do exame. Pacientes que tiverem dificuldades de acesso digital estão sendo orientadas, segundo Lilian, a procurar a UBS onde são atendidas e solicitar que este procedimento seja realizado.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Veja mais
Confira mais notícias
Edições semanais
EDITORIAL
Capa Nelson Theodoro
Capa Pacóla
EDITORIAL

Siga a comarca nas redes sociais

site_mobile_menu

Siga A Comarca

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp