A Comarca

Inverno começa com temperaturas em elevação

A estação mais fria do ano teve início em todo o hemisfério Sul às 6h14 desta terça-feira, 21 de junho, e se prolonga até 22 de setembro, quando tem início a primavera.

Depois de uma semana na qual os termômetros chegaram a registrar 7°C em Mogi Mirim, a tendência é de elevação na temperatura, pelo menos até meados da próxima semana, quando, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), mais uma frente fria deve chegar à região Sudeste.

O meteorologista Marcelo Schneider, coordenador do escritório do Inmet em São Paulo, disse que em linhas gerais a estação terá um comportamento “dentro da normalidade” na maior parte do tempo, porém ainda influenciada pela ação do fenômeno La Niña (resfriamento da temperatura nas águas do Oceano Pacífico).

“Isso significa a possibilidade de uma quantidade menor de chuvas entre agosto e setembro, além de um padrão de temperatura ligeiramente superior ao que seria considerado normal para o período”, pontuou Schneider.

Isso não implica na ausência de dias mais frios, segundo o especialista. “Em média, a cada três ou quatro semanas mais quentes, deveremos ter uma mais fria”, acrescentou. Ele disse também que não é possível prever qual a intensidade das frentes frias, mas garantiu que terão potencial de derrubar as temperaturas no decorrer da estação.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Veja mais
Confira mais notícias
Edições semanais
EDITORIAL
Capa Nelson Theodoro
Capa Pacóla
EDITORIAL

Siga a comarca nas redes sociais

site_mobile_menu

Siga A Comarca

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp