A Comarca

Theatro Avenida, em Pinhal, tem festival de inverno inédito

Entre os dias 9 e 24 de julho, o Theatro Avenida apresenta, em Espírito Santo do Pinhal, a primeira edição do Festival de Inverno do Theatro Avenida (Fita). Serão três semanas com programação cultural intensa, abrangendo peças teatrais, concertos musicais clássicos e populares.

“Na gestão do Theatro Avenida, temos como propósito proporcionar experiências culturais transformadoras e não medimos esforços para trazer o melhor para Pinhal no primeiro festival de inverno do teatro”, afirma o diretor artístico da Metropol e maestro Felipe Alves.

Em parceria com a Prefeitura de Espírito Santo do Pinhal, o 1º Fita vai agitar a cena artística de toda a região. Com capacidade para receber 450 espectadores por espetáculo, mais de 5 mil espectadores devem passar pelo teatro e mais de 500 mil pessoas serão impactadas pelas mídias do evento.

Com capacidade para receber 450 espectadores por espetáculo, mais de 5 mil espectadores devem passar pelo teatro (Foto: Divulgação)

MÚSICA
O 1º Fita terá sua abertura dia 9 de julho, às 20h, com a série “Músicas da Independência”, sob direção artística do maestro Paulo de Paula. O concerto “Sons da sala e da rua” apresenta a música tocada fora dos círculos formais, feita sem cerimônias no final do século XIX com instrumentos populares: pianofone, viola, batuques e a soprano Raíssa Amaral.

O segundo concerto desta série apresenta justamente o oposto: “Sons da corte, do teatro e da igreja”. Ele acontece no dia 16 de julho, às 20h, e reporta como era a música “oficial” no início do Brasil República. O concerto, que é composto pela Camerata Universal, o Coro Contemporâneo de Campinas e a regência do próprio maestro Paulo de Paula, mostra o lado mais europeu da música brasileira impactada pela cultura clássica trazida pela família real portuguesa. Ambos os concertos são gratuitos.

Outro ponto alto do festival é a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), que estará em sua formação completa para o concerto no dia 15 de julho, às 20h. A apresentação faz parte do projeto Osesp Itinerante, que promove difusão cultural e democratização da música clássica em cidades do interior paulista. O concerto é gratuito e haverá reservas de ingressos antecipados on-line.

TEATRO
O festival de inverno também conta com pelo menos três peças teatrais para todos os gostos. A comédia “Neura”, que terá duas apresentações, nos dias 12 e 14, relata desafios e dilemas de um casal, do ponto de vista da própria atriz e autora Rita Fischer.

No dia 13 de julho, Fischer está de volta com “Como sobrevivi a mim mesma nesta quarentena”, um monólogo de uma confinada que foi sucesso no YouTube antes de virar dramaturgia de teatro.

“Viva Mazzaropi” também estará no palco do 1º Fita, estrelado e produzido pelo ator Vitor Branco, que relembra os melhores momentos de Mazzaropi. Vitor tem longa carreira no teatro, destacando os trabalhos em televisão, como novelas globais e “A Praça é Nossa”, do SBT. No cinema, Vitor se orgulha de ter trabalhado no filme “O Jeca e a Égua Milagrosa”, acompanhando “o maior caipira do Brasil”, o próprio Mazzaropi. Este espetáculo será gratuito.

“Viva Mazzaropi” também estará no palco do 1º Fita, estrelado e produzido pelo ator Vitor Branco (Foto: Divulgação)

O FESTIVAL
O grande objetivo da realização do festival é a renovação do público frequentador do Theatro Avenida. “Temos o compromisso de atender os iniciados culturalmente, mas, principalmente, fazer os não iniciados conhecerem e frequentarem o teatro”, comenta o head de produção José Mantovani.

A programação do 1º Fita conta com atrações de alto nível com valores acessíveis ou populares. Também existe a política de ingressos sociais gratuitos para famílias assistidas pelos programas municipais do Departamento de Promoção Social de Espírito Santo do Pinhal.

O Theatro Avenida fica na Avenida Oliveira Motta, 51, no Centro de Espírito Santo do Pinhal.

AGENDA
09/07 – Sábado – 20h – “Sons da sala e da rua” (concerto popular) – GRATUITO
12/07 – Terça – 20h – “Neura” (teatro) – GRATUITO
13/07 – Quarta – 20h – “Como sobrevivi a mim mesma nesta quarentena” (teatro) – GRATUITO
14/07 – Quinta – 20h – “Neura” (teatro) – GRATUITO
15/07 – Sexta – 20h – OSESP (concerto sinfônico) – GRATUITO
16/07 – Sábado – 20h – “Sons da corte, do teatro e da igreja” (concerto sinfônico) – GRATUITO
20/07 – Quarta – 20h – “Viva Mazzaropi” (teatro) – GRATUITO

Todos os eventos são gratuitos e precisam de reserva de ingresso pelo site Mega Bilheteria (clique aqui).

A realização do festival é fruto da parceria entre a Prefeitura Municipal de Espírito Santo do Pinhal, o Departamento Municipal de Cultura e a Metropol Cultura, atual administradora do Theatro Avenida.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Veja mais
Confira mais notícias
Edições semanais
Capa Nelson Theodoro
Capa Pacóla
Capa Nelson Theodoro

Siga a comarca nas redes sociais

site_mobile_menu

Siga A Comarca

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp