A Comarca

Mogi Mirim sediará Congresso e Encontro K9 com GCMs de 50 cidades

Neste próximo final de semana, Mogi Mirim sediará o 1º Congresso e Encontro K9 com cães policiais das Guardas Civis Municipais (GCMs). Há cerca de 180 inscritos que representarão uma média de 50 cidades de quatro estados.

O evento contará ainda com participações de policiais militares (PMs), policiais militares rodoviários (PMRs), policiais penais, bombeiros e vigilantes.

Os dois primeiros dias de evento, sexta-feira e sábado, serão com palestras, debates e trocas de experiências entre os participantes, no auditório do Centro de Especialização e Base Educacional (Cebe), das 8h às 17h.

Já no domingo, dia 10, o evento K9 é aberto ao público e ocorrerá no Complexo Lavapés, a partir das 8h, no campo de futebol e no Teatro de Arena. Serão realizadas provas práticas de faro e intervenções com os cães policiais. A Prefeitura, inclusive, já organizou a montagem de barracas de alimentação e bebidas no local.

Os cães policiais vêm se tornando, cada vez mais, parceiros nos trabalhos das forças de segurança (Foto: Arquivo/A COMARCA)

SEGURANÇA
Os cães policiais vêm se tornando, cada vez mais, parceiros nos trabalhos das forças de segurança e, para demonstrar a importância da atuação do animal, eventos semelhantes são realizados com cada vez mais frequência.

Em Mogi Mirim, a iniciativa é organizada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, coordenada pelo GCM Alexander Vitório, do Grupo de Operações com Cães (GOC). Ele atua há cerca de três anos na corporação, mas tem mais de 20 anos de experiência em adestramento de cães.

“O evento busca contribuir e mostrar que o policiamento com cães está cada vez mais presente no dia a dia das Guardas Municipais e que os adestradores sempre precisam treinar com os animais para a obtenção de bons resultados nas ocorrências”, relatou.

Segundo o secretário de Segurança Pública, Luiz Carlos Pinto, o K9 tem sido importante para o resultado de diversas ocorrências em Mogi Mirim, principalmente na apreensão de drogas. “Nosso objetivo é realizar um evento de sucesso, com bastante troca de experiências e com sugestões para, no futuro, investirmos no nosso canil, valorizando ainda mais nosso GOC”, disse.

O evento K9 conta ainda com o apoio do vereador Geraldo Bertanha, o Gebê. “Eventos como esse são importantes para o aperfeiçoamento dos trabalhos. A população também precisa de segurança pública e investir nos nossos guardas municipais é atender anseios da comunidade. Os cães policiais são parceiros dos GCMs, por isso não medi esforços para ajudar no evento do K9”, disse.

Considerando o público no congresso e a expectativa da participação da população nas provas práticas, Gebê também sugeriu que fosse feita uma campanha de arrecadação de leite para doação à entidade Alma Mater. O público que desejar participar no domingo, no Lavapés, também poderá levar um litro de leite para ajudar na campanha.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Veja mais
Confira mais notícias
Edições semanais
Capa Nelson Theodoro
Capa Pacóla
Capa Nelson Theodoro

Siga a comarca nas redes sociais

site_mobile_menu

Siga A Comarca

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp