A Comarca

Itapira é a 22ª colocada em ranking nacional de desenvolvimento sustentável

O Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-Br) mostra Itapira na 22ª posição entre os 5.570 municípios brasileiros. Os dados foram divulgados na sexta-feira, dia 8, durante o 1º Fórum de Desenvolvimento Sustentável das Cidades, em São Paulo.

Ao todo, são 17 objetivos e 169 metas avaliadas de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), formulados pela Organização das Nações Unidas (ONU).

De acordo com os dados informados, Itapira atingiu nota final de 62,65 (do total de 100) e os índices de destaque foram “Energia limpa e acessível”, “Indústria, Inovação e Infraestrutura” e “Vida na água”.

Os indicadores avaliados nesses três itens contemplam acesso à energia elétrica nas residências, investimento público em infraestrutura como proporção do PIB, participação dos empregos em atividades intensivas em conhecimento e tecnologia e tratamento de esgoto.

Na avaliação do prefeito Toninho Bellini, o resultado mostra que as ações da administração pública estão no caminho certo, especialmente no que diz respeito a saneamento básico e investimentos em infraestrutura da cidade.

O IDSC-BR faz parte de uma série de relatórios produzidos pela Sustainable Development Solutions Network (SDSN) para acompanhar a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nos países membros da ONU, como o Brasil, e que assinaram a Agenda 2030.

O índice tem como objetivo estabelecer os ODS como ferramenta útil e efetiva para a gestão pública e a ação política nos municípios brasileiros. O monitoramento de indicadores permite guiar as prioridades dos governos locais de acordo com os desafios identificados a partir da análise de dados.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Veja mais
Confira mais notícias
Edições semanais
Capa Nelson Theodoro
Capa Pacóla
Capa Nelson Theodoro

Siga a comarca nas redes sociais

site_mobile_menu

Siga A Comarca

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp