A Comarca

Mogi Mirim alcança 95% de esgoto tratado

A Sesamm (Serviços de Saneamento de Mogi Mirim) inaugurou, na manhã de sexta-feira, 15, a terceira etapa da sua Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), localizada na Rodovia Amador Jorge da Siqueira Franco, próxima ao Rio Mogi Mirim.

Com a nova obra, a Sesamm passa a tratar de 95% do esgoto da cidade, ampliando a capacidade de 150 litros por segundo para 250 litros por segundo. A empresa, que faz parte do grupo GS Inima, em parceria com a Sabesp, investiu mais de R$ 30 milhões nesta terceira etapa, que também teve como parceiro o Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) de Mogi Mirim.

Durante a cerimônia, que contou com a presença do prefeito Paulo Silva (PDT), secretários municipais, vereadores, executivos da GS Inima, Sesamm e convidados, o secretário executivo da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional de São Paulo, Fred Guidoni, que veio representando o governador Rodrigo Garcia (PSDB), afirmou que Mogi Mirim vive um momento histórico, uma vez que já antecipou, em quase uma década, a meta nacional de tratamento de efluentes de 90% até 2030.

Prefeito Paulo Silva dá início à operação da 3ª etapa da ETE, em cerimônia realizada na manhã de sexta (Foto: Nelson Victal do Prado Júnior)

Já o presidente da Sesamm, Carlos Roberto Ferreira lembrou que quando a empresa chegou em Mogi Mirim, há quase 15 anos, a cidade tratava apenas 5% do esgoto gerado.

“Hoje chegamos a 95% e, em poucos anos, trataremos 100%”, comemorou. Ferreira lembrou ainda que a ETE mogimiriana, uma das mais modernas do país, além de gerar boa parte de sua energia com sistemas fotovoltaicos, o que garantiu a certificação ISO-50002 à empresa, também produz 15 m³ de água de reuso por dia, que garante boa parte da operação da estação.

A vereadora Lúcia Tenório (Cidadania), representando a Câmara Municipal, disse que, como médica, sabe da importância do saneamento básico para a saúde pública de uma cidade.

Por fim, o prefeito Paulo Silva enalteceu a obra e revelou que a quarta e última etapa da ETE mogimiriana, prevista para ser implantada entre 2029 e 2031, deverá ser antecipada. Ainda agradeceu à GS Inima e a Sesamm que, segundo ele, muito têm feito pelos menos favorecidos de Mogi Mirim. “Hoje é um dia histórico”, definiu.

Com a nova obra, a Sesamm passa a tratar de 95% do esgoto da cidade, ampliando a capacidade de 150 litros por segundo para 250 litros por segundo (Foto: Nelson Victal do Prado Júnior)
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Veja mais
Confira mais notícias
Edições semanais
Capa Nelson Theodoro
Capa Pacóla
Capa Nelson Theodoro

Siga a comarca nas redes sociais

site_mobile_menu

Siga A Comarca

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp