O castramóvel entrou em operação nesta terça-feira, 2, em Itapira, com o primeiro mutirão que atenderá cães e gatos de tutores residentes na região dos bairros Istor Luppi e José Tonolli.
“É um momento de muita satisfação para todos nós. Após diversos trâmites burocráticos conseguimos colocar o castramóvel para funcionar e poderemos ofertar esse serviço tão importante para a população”, comemorou o prefeito Toninho Bellini.
Instalada na Praça CEU, a clínica cirúrgica móvel irá atender 12 animais por dia, e os trabalhos foram iniciados com esterilizações de gatos. A primeira a ser castrada foi a gatinha Luna, de aproximadamente um ano.
Os tutores levam o animal até o local e acompanham todo o procedimento pré-operatório. Após a cirurgia, os animais seguem em observação até que o efeito da anestesia passe e são entregues aos tutores já medicados e microchipados.
Nesta primeira etapa serão castrados 590 animais (cães e gatos), machos e fêmeas, de todos os portes. A empresa AA Mazon– ME, de Mogi Mirim, foi a vencedora do processo de licitação e será responsável pelas esterilizações sob os cuidados da médica veterinária e responsável técnica Gabriella Fiordelisio e equipe.
Também através de licitações foram contratadas diárias de internação para animais que não puderem ser liberados no mesmo dia e microchips de identificação.
O castramóvel permanecerá na região do Istor Luppi/José Tonolli por três semanas. Após esse período, seguirá para outros bairros. O atendimento é feito exclusivamente por agendamento prévio e seguindo a ordem do cadastro feito pelo site da Prefeitura.
A seleção dos contemplados leva em consideração os critérios de renda familiar, inscrição em programas sociais e quantidade de pessoas na família. A Patrulha Ambiental da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente faz contato via telefone do cadastro para informar o dia e horário do procedimento.
Os interessados no serviço podem fazer o cadastro no site itapira.sp.gov.br, no ícone “Cadastro Castramóvel”.